segunda-feira, 15 de março de 2010

SONHOS DE UMA TEORIA FINAL

Existem limites sim, inclusive para a ciência.
Sonhos de uma teoria final livro escrito por Steven Weinberg ganhador do premio Nobel de fisica em 1992. No livro Steven cita que todas as manifestações do mundo podem ser expressadas através de leis que determinam quantidade e essas leis são derivadas de uma teoria que explica tudo o que existe,a Teoria Final.
Por mais que pareça, essa teoria não é nada nova, na verdade ela chega a ser mais velha que a ciência e até mesmo a filosofia. Existem religiões até mesmo aquelas não são moteítas acreditam que Deus criou o mundo e tudo o que existe nele, conseguentemente tudo tem a mesma origem. Essas ideias influenciou muitos filósofos da Grécia antiga. Tales o primeiro deles , disse que tudo no mundo é formado por um único tipo de matéria, ele dizia que tudo o que existe é formado de água.
Essa teoria que diz que a diversidade entre as coisas é apenas ilusão e que só exite uma unidade fundamental que nesse caso é a água, é um “campo unificado”, que na física se refere ao seu componente principal que são chamadas de partículas elementares, como os integrantes dos prótons e dos nêutrons.
Será que podemos realmente chegar a uma teoria final? Suas propriedades fazem sentido? A única coisa que é certa é que as partículas e suas forças hoje em dia está no modelo padrão, ou seja exitem 12 tipos de partículas e quatro forças entre eles: a gravidade, as forças nucleares forte e fraca e o eletromagnetismo.
Uma teoria unificada da matéria demonstra que todas essas matérias a manifestação de uma só, que só iria aparecer em altas energias, ela é muito alem do que se pode ser testado hoje em dia.Por que será?
Porque nenhum instrumento de observação é capaz de medir essa teoria, mesmo que os instrumentos avancem tecnologicamente a precisão jamais será perfeita.
Uma teoria final seria um conhecimento único, o que imposivel.
O meu ponto de vista é , existe um limite para tudo inclusive para a ciência, não é só porque a ciência não conseguiu atingir o conhecimento completo que se dever desistir de pesquisar, mas vamos ver até onde tudo isso vai chegar, iafinal de contas se não fosse pela insistencia da ciência nenhuma doença conseguiria ser evitada.
Existe muitas coisas para serem provadas.

-Texto postado pela aluna CAROLINE OLIVEIRA, no dia 15/03 ás 19:56, Com base total no texto feito por Marcelo Gleiser cujo link em que se encontra o texto original é:

http://marcelogleiser.blogspot.com/2010/02/sonhos-de-uma-teoria-final.html

Postado por ele em 27 de fevereiro de 2010, sábado.

13 comentários:

  1. gostei Muitoo. E È Verdade Se Naum Fosse Pela Ciência, Não Iriamos Conseguir Atingir Todo O Conhcimento..

    ResponderExcluir
  2. Graças a ciência descobriu muitas coisas como que a Terra fazia dois giros, a que ele faz em torno do Sol e que ele faz em si própio. E Também descobriu fórmulas para fazer remédios para curar doenças com o próprio vilão que é o vírus, pois para quem não sabe séculos atrás a gripe que hoje é normal matava muitas pessoas.
    Mas a ciência já foi muito criticada principalmente pela Igreja Católica, mas não foi motivo dela degistir, pois hoje continua aí fazendo muitas outras descobertas e continua mais forte como nunca.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Hm, uma teoria imensurável? Hm, vamos ver.
    Com os avanços que a ciência vêm fazendo nos ultimos anos, pode ser que essa conclusão de que essa teoria é imensurável provavelmente possa ser desmentida. Como diz o título:"SONHOS de uma teoria final", um sonho é algo que a gente deseja ter/ser ou que imaginamos, pode ser que seja certo ou não, vamos ver.

    Bom, a ciência está presente em todas as nossas ações, objetos, enfim, em tudo.
    Há uma ciência que estuda cada parte de tudo o que conhecemos, e através desses estudos é que conseguimos ter todo o nosso conhecimento.
    Se não fosse a capacidade humana de raciocinar e conseguir criar essas inúmeras fórmulas e chegar à tantas conclusões, nós ainda seríamos como um ser pré-histórico, ou talvéz nem tivéssemos conseguido chegar à esses estimados 4,6 bilhões de anos.:D

    ResponderExcluir
  5. gostei muito, concordo que talvez a ciencia não consiga atingir esse conhecimento completo, mas insistir sempre e tentar é o que importa, a força de vontade de sempre querer saber mais é o que permitiu nosso desenvolvimento até hoje.

    ResponderExcluir
  6. Gostei. Por que esse texto como outros de Ciências comprova a cada dia que sem a Ciências nós não vivemos, pois precisamos dela para vivermos mais através de remédios, estudos dos alimento, plantas medicionais. Eu espero que os ciêntista continuem avançado nos conhecimentos das coisas e consiga achar um jeito curar doenças que hoje não tem cura, mas que tenha um dia,ex.câncer, aids, etc...

    ResponderExcluir
  7. O texto Ficou muito bom ta beim explicado no meu ponto de vista
    ficou bem legal mesmo

    ResponderExcluir
  8. gestei muito do texto muito bem interessante
    e informativo muito bom otimo o texto

    ResponderExcluir
  9. gostei e concordo, por que se ñ fosse a ciência no mundo de hoje que vivemos ñ teriamos varias descobertas como minha colega falou mas na frente que atravez da ciência descobrio que a terra fazia dois giros e alé disso muito mas.

    ResponderExcluir
  10. o Livro sonhos de uma teoria final descreve como, no século XX, a física transformou os pontos de vista sobre o espaço e o tempo, sobre a realidade e o conhecimento. Conta a história das paixões humanas através da trajetória das pesquisas científicas sobre os fenômenos da natureza, da existência do universo, do homem e de Deus. Consegue revelar os avanços e a complexidade da física quântica como uma descoberta das mais apaixonantes, que não dizem respeito somente a um círculo restrito de iniciados no campo científico, mas ao ser humano comum que esteja em busca de uma explicação para a existência do mundo. O cientista busca neste livro uma tese única e definitiva sobre as teorias da gravidade única, do eletromagnetismo e de forças nucleares e suas relações de causa e efeito sobre o espírito humano, que, aliás, ele acredita ser uma força física.

    Acho que o texto está bem conpreensivo e também gostei bastante do livro.

    Carolina Benetti

    ResponderExcluir
  11. o texto e munito bom pq sem ciÊncias nos ñ descobrimos nada sobre o mundo

    ResponderExcluir
  12. ta na hora de atualizar o blog, né moçada?

    ResponderExcluir
  13. É verdade a fisica é bem mais venha que a ciência e sem a ciência nos não iriamos Conseguir Atingir Todo O Conhcimento
    ou seja a ciência é tudo hoje em dia...
    assim:Failon

    ResponderExcluir